sexta-feira, 8 de março de 2019

XXVII Festival Regional de Teatro Escolar – Carlos Varela

Clique na imagem para fazer Zoom


A ARTE DE TODOS: O TEATRO!
27ª edição do Festival Carlos Varela

O palco da Escola Secundária Jaime Moniz receberá, de 11 a 15 de março, o XXVII Festival Regional de Teatro Escolar – Carlos Varela. As escolas de segundo, terceiro ciclos e secundária brindarão toda a comunidade escolar com os seus trabalhos na área das artes do espetáculo.
A abertura do festival ficará a cargo da Associação Contigo Teatro, dia 11 de março, às 20:30H, com o espetáculo “Estaleiro: obras para um amanhã qualquer”, encenação de Ricardo Brito. Esta associação, fundada por Carlos Varela (também responsável pela criação de “O Moniz”), comemora no presente ano vinte anos de existência.
As escolas concorrentes iniciam os seus trabalhos na terça-feira, dia 12 de março, às 12:00H, com “Dias de Outrora”, texto de Rosete Constantino, levado a cena pelo grupo “Em palco”, da EB23 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade. No mesmo dia, às 15:30H, estará em palco “#Inês Pereira”, texto de Lília Pereira e Vanda Caixas, pelo grupo “Voo à Fantasia”, da EBS Padre Manuel Álvares. No final do dia, pelas 17:15H, o “Grupo de Teatro Alforria” da EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia apresentará “Contra-ato”, a partir de textos de Franckestenio T. Araújo, Gil Vicente e Luís Gonçalves. A quarta-feira, dia 13 de março, terá início com a apresentação “Graças ao Eça!”, adaptação de “Os Maias”, de Eça de Queirós, pelo grupo “O Moniz – Carlos Varela”, da ES Jaime Moniz. No turno da tarde, pelas 15:00H, apresenta-se “ E por fim lá casaram”, texto da autoria de Alexandra Aragão e Leandra Moniz, pelo clube “O Bartolomeu”, da EB123 Bartolomeu Perestrelo. De seguida, às 15:30H, será a vez do Grupo de Teatro da Apel, da ES da Apel, pôr em cena “D.U.D.A”, texto original de Graça Garcês. Às 17:20H, do dia 13 de março, assistiremos ainda a “Isto não está no guião” da Oficina de Teatro Corpus, da ES Francisco Franco.
Na quinta-feira, dia 14 de março, iniciam-se as apresentações das escolas com “O Homem de Ferro”, adaptação da obra homónima de Ted Hughes, pelo grupo Pollés Maskés, da EB23 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior. O grupo “Núcleo de Teatro do Sol”, da EBS da Ponta de Sol, trará a palco “Poesia | Mente”, a partir de vários poetas lusófonos, pelas 12:00H.  Às 14:00H, o grupo “Benvindo Teatro”, da EBS de Santa Cruz, apresentará o texto “Era uma vez na Madeira”, da autoria de Vera Gomes.
Na sexta-feira, dia 15 de março, às 12:00, o “Clube de Teatro do Porto Santo”, da EBS Dr. Francisco de Freitas Branco, apresentará a última peça a concurso “Iam na volta do mar”, de autores vários.
Neste festival são atribuídos os prémios de Melhor ator, Melhor atriz, Melhor sonoplastia, Melhor encenação, Melhor texto, Melhor Realização Plástica e Prémio Carlos Varela. São ainda atribuídas menções honrosas e louvores, de acordo com os trabalhos e temáticas apresentadas. O grupo vencedor terá oportunidade de representar no Teatro Municipal Baltazar Dias, dia 09 de maio, às 19:00H. O painel de jurados é constuído por Ana Amaro, da Câmara Municipal do Funchal; Maria José Varela Costa, da Associação Contigo Teatro; Duarte Rodrigues, da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia; Yury Rykonov, do Conservatório – Escola Profissional das Artes – Engº Luíz Peter Clode; Eduardo Luíz, da Associação Teatro Experimental do Funchal.
Durante a semana, é ainda possível assistir aos espetáculos dos grupos convidados, que, divulgando o seu trabalho junto do público escolar, dão um grande contributo ao festival. Para além, da Contigo Teatro, teremos a Associação Olho.te, dia 13 de março, às 12:30H, com o espetáculo “A Menina do Mar num Mar de plástico”, de Roberto Merino; na quinta-feira, dia 14 de março, o Curso de Teatro Musical da Artemotion trará o espetáculo “Broadway, here I come”, trabalho coletivo dos alunos e professores; a turma juvenil da DSEAM traz  “Concorda?”, trabalho original, encenado por Diana Pita . Na sexta-feira, dia 15 de março, a turma de 2º ano do Curso Profissional das Artes do Espetáculo – Interpretação, do Conservatório – Escola das Artes,  apresentará o espetáculo “Vaudeville Dadá”, a partir de textos de Karl Valentin.
Esta semana permite também que os alunos possam frequentar workshops para aprofundar áreas afins às artes do espetáculo. Os Workshops de “Movimento e Interpretação” e “Voz” ocorrerão no dia 11 de março: das 9:00 às 11:00 com Yury Rykonov; das 14:00 às 16:00 com Filipe Luz, formadores do Conservatório – Escola das Artes. Na quinta-feira, dia 14 de março, das 15:30 às 17:00, terá lugar o workshop de “Improviso”, pelo formador Xavier Miguel, encenador e ator do Teatro Bolo do Caco.
No dia 12 de março, a conferência “Carlos Varela”, da responsabilidade de Maria José Varela Costa, pretende dar a conhecer a vida e obra do fundador do grupo “O Moniz” e mentor deste festival.
A cerimónia de encerramento ocorrerá pelas 15:10H do dia 15 de março com a atuação do grupo de ginástica rítmica e acrobática “O Liceu”, segue-se a apresentação “Contadores de estórias”, adaptação e encenação de Xavier Miguel, levado a cena pelo Teatro Bolo do Caco. Por fim, o momento esperado por todos os concorrentes: a entrega de prémios, menções honrosas e louvores.
O teatro escolar tem a particularidade de formar públicos, de criar cidadãos autoconfiantes e potenciar a capacidade de perceber o outro nas suas fragilidades, crescendo todos, mais um pouco cada dia. Este festival tem 27 anos porque é amador, gratuito, porque vive do sonho de dar oportunidade a quem deseja crescer e ser muita coisa ao mesmo tempo. É com grande orgulho que recebemos o legado e a responsabilidade de receber e acolher todos os jovens que sonham pisar um palco e que merecem, nas mesmas circunstâncias que todos os outros, ser atores a sério, nem que seja por um dia.

Sem comentários: