1. Âmbito
O Clube de Teatro “O Moniz –
Carlos Varela”, da Escola Secundária Jaime Moniz, visa desenvolver competências
no âmbito da linguagem teatral, potenciando as capacidades vocálicas e
cinestésico-corporais na interpretação de texto; estimular a perceção da
palavra no contexto dramatúrgico, explorando aspetos ligados à dicção,
sonoridade, ritmo, intenção e interpretação, explorar o espaço cénico e o tempo
dramático, dinamizar o festival anual de teatro escolar da RAM e fomentar o
respeito e a responsabilização no trabalho em equipa. Deste modo, lança a
concurso a criação de uma maquete e respetivo projeto, para a comemoração dos
25 anos do Festival Regional de Teatro Escolar - Carlos Varela.
2. Entidades
promotoras
O concurso é promovido pela
Escola Secundária de Jaime Moniz e o Clube de Teatro “O Moniz – Carlos Varela”.
3. Disposições
gerais
A maquete será exposta durante a
semana do festival, de 03 a 11 de março, pelo que as propostas deverão estar
finalizadas no dia 24 de fevereiro de 2017. A selecionada entre as demais será
o projeto de uma escultura a colocar no pátio adjacente à fachada frontal da
escola promotora. As maquetes poderão ser recolhidas na semana seguinte ao
concurso.
4. Concorrentes
(a)
Podem participar no concurso todos os alunos das
escolas da RAM.
(b)
Cada concorrente pode apresentar uma proposta.
(c)
Os concorrentes são responsáveis pela
originalidade dos trabalhos apresentados, garantindo a respetiva autoria e
assumindo toda a responsabilidade decorrente de eventuais reclamações de
terceiros, no que diz respeito à violação de direitos de propriedade intelectual,
ou outros que decorram da lei aplicável.
(d)
Ao participar no concurso, os concorrentes declaram
conhecer e aceitar o presente regulamento.
5. Características
das propostas
Os trabalhos apresentados a
concurso deverão respeitar as seguintes diretrizes:
(a) A
caixa volumétrica em que será apresentada a maquete deverá ser à escala de 1 x
2; com um mínimo de 50 cm de largura e 75 cm de altura.
(b) A
apresentação do projeto técnico deverá ser feita através de um dossiê, que pode
ser digital, com os desenhos técnicos à escala e uma memória descritiva
justificativa da obra, bem como as orientações necessárias à execução da
escultura.
(c) Texto
descritivo com as orientações necessários a conceção do projeto em ponto real.
(d) O material utilizado fica ao critério de cada concorrente.
6. Envio das propostas
(a) As maquetes devem ser disponibilizadas no dia 24 de fevereiro
de 2017, junto das coordenadoras do grupo de teatro: Carla Martins e Micaela
Martins.
(b) Os elementos de identificação e documentos devem ser
entregues em envelope fechado, constando neles a identificação do concorrente
(nome completo, morada, escola, turma, contacto telefónico, endereço de e-mail).
7. Avaliação
das propostas e Júri
(a) Os trabalhos
serão avaliados por um Júri constituído por quatro individualidades: um
elemento da Secretaria Regional de Educação, um membro do Conselho Executivo da
escola promotora, um representante do grupo de Artes Visuais e uma das
coordenadoras do grupo de teatro.
(b) Compete ao Júri a abertura das propostas, a verificação
da conformidade com os requisitos do concurso, a avaliação dos trabalhos
aceites e sua seriação.
(c) A metodologia de avaliação dos trabalhos será
determinada pelo Júri, devendo ser considerados os seguintes critérios:
(1) Criatividade, qualidade e adequação ao tema.
(2) Enquadramento na linha arquitetónica da escola.
(3) Exequibilidade dos materiais.
(d) O Júri determina a atribuição do Prémio ao trabalho
vencedor.
(e) Caso nenhum dos trabalhos apresentados preencha
requisitos mínimos de qualidade e exequibilidade, o Júri poderá decidir pela
não atribuição do Prémio.
(f) Das decisões do Júri não haverá recurso nem reclamação.
8. Prémio
O Prémio a atribuir ao primeiro
candidato vencedor será deliberado em função dos recursos disponibilizados pela
instituição em que está integrado o grupo de teatro e de relações protocolares
daí decorrentes.
9. Direitos
de propriedade
Ao participar no concurso, os concorrentes
declaram ceder ao grupo e à instituição os direitos de propriedade dos
trabalhos selecionados e aceitar o seu uso no âmbito referido no ponto 3.
10. Divulgação de resultados
Os resultados do
concurso serão divulgados no dia 10 de março de 2017, na cerimónia de
encerramento do FRTE, data a partir da qual estarão disponíveis online, nos seguintes endereços: www.jaimemoniz.com;
http://omoniz.blogspot.com
ou na página do Facebook de “O Moniz – Carlos Varela”, https://www.facebook.com/moniz.carlosvarela.
12. Informações
adicionais
O material de suporte à conceção
do projeto estará disponível nas ligações:
https://historialomonizcarlosvarela.wordpress.com/
e https://historialdofrtecv.wordpress.com/ Qualquer questão ou dúvida deverá ser remetida
para o seguinte endereço de e-mail: teatro.omoniz@gmail.com.
13. Disposições
finais
A apresentação de candidatura
representa a aceitação plena nas normas constantes do presente Regulamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário