segunda-feira, 11 de março de 2019

«A Menina do Mar num Mar de Plástico», de Roberto Merino


Quarta-feira, 13 de março de 201912h30

Associação Olho.te 

«A Menina do Mar num Mar de Plástico», de Roberto Merino

A brincar a criança aprende a conviver e a aceitar as regras, desenvolve a linguagem, concentração, e pensamento crítico, e tudo isto é reforçado nas leituras, contos e expressão dramática, onde conhecem diversos personagens.
Este trabalho de expressão dramática tem como tema o mar e os malefícios projetados pelo Homem no meio ambiente, e tem como objetivo sensibilizar todos os públicos de todas as idades. Outro dos objetivos é  o processo de criação coletiva, onde o jogo do “ faz de conta” ajuda a compreender/ educar o público-alvo daqueles que visitam e participam nas atividades dos Centros  Azuis  para as práticas de cidadania ativa: sensibilizar, participar, intervir, divulgar, agir, partilhar, etc…  Este trabalho tem como base, outro texto da autoria de Sophia Mello Breyner Andresen,” A Menina do mar”,  um “ best seller” da Literatura Portuguesa e em especial dirigida ao público infantojuvenil escolar.
Até ao momento, estamos satisfeitos com este trabalho, não só pela mensagem que queremos passar, mas pelo processo de criação que nos envolve, para atuar e alertar para a prevenção e  cuidado a ter com os nossos Oceanos e muito em especial com a fauna e flora marinha.
O Homem tem de pensar e repensar nesta questão dos lixos, que diariamente são atirados para o chão e que mais tarde vão bater ao mar, e atingem mortalmente as  espécies marinhas e terrestres.

Sem comentários: