segunda-feira, 2 de março de 2020

O Moniz – Carlos Varela | Escola Secundária Jaime Moniz – Funchal: «Combustão», adaptação de Fahrenheit 451, de Ray Bradbury


Quarta-feira, 4 de março de 202010h30

O Moniz – Carlos Varela | Escola Secundária Jaime Moniz – Funchal

«Combustão», adaptação de Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

E se, num futuro bem próximo de nós, todos os livros fossem proibidos?
Numa sociedade em que somos hipnotizados pela ditadura do imediato e da imagem, o poder instalado teme o pensamento crítico: quem tem uma opinião própria é considerado um dissidente, um antissocial.
As redes sociais assumem-se como uma força destruidora do pensamento. A futilidade e o entretenimento de massas facilitam a propagação da ideologia dominante. A “verdade” deixa de ser factual; agora é alterada ao sabor das vontades políticas, que controlam a “Internet Soberana”.
Por isso, os livros, “outrora recetáculos que guardavam aquilo que tínhamos medo de perder”, são queimados e banidos. Quem lê livros é preso e morto sem piedade. 
Montag é um bombeiro cujo emprego consiste em destruir livros proibidos e as casas onde esses livros estão escondidos. No final do dia, regressa para a sua vida apática com a esposa, Mildred, que passa todo o tempo imersa nos seus ecrãs. 
Depois de uma série de acontecimentos que o fazem querer saber porque são os livros tão perigosos ao ponto de ainda haver quem prefira morrer a viver sem eles, Montag começa a questionar a sua própria missão.

Sem comentários: