quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quebra o silêncio!



Escola Secundária de Francisco Franco
 Oficina de Teatro Corpus

Autoria: Oficina de Teatro Corpus


(~45 a 55 min)







Um actor chega a um palco com a intenção de fazer uma audição para a peça “Quebra o Silêncio!”, mas ao que parece antecipou-se um dia. Como não há coisa melhor para um actor do que o prazer de falar, improvisar, divagar…, este não resiste e apresenta os seus pensamentos e considerações gerais sobre a vida e o quotidiano; age como um encenador que, à sua vontade, apresenta e vê as cenas em palco para ilustrar o que diz.
A temática do espectáculo desenvolve-se a partir da distância de sentimentos, a dificuldade de se expressar e manter ligações sinceras e profundas com os outros; a hipocrisia social e suas respectivas convenções; a cristalização de hábitos e comportamentos; a solidão dos pensamentos – advinda de estar fechado em si mesmo.
O actor, aproveitando-se do facto de estar sozinho, usufrui do palco com o intuito de resolver os seus conflitos emocionais, as suas dúvidas (muitas delas existenciais), apontando, por fim, formas de libertação deste turbilhão de rotina e preconceitos.


Em suma, o roteiro cénico articula vários movimentos minimalistas que são usados como exemplo das conclusões e/ou elucidações do actor-perdido.

Sem comentários: