quarta-feira, 19 de março de 2008

06MAR2008 17H00 “A Xavelha do Purgatório”


ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ
XVI FESTIVAL REGIONAL de TEATRO ESCOLAR – CARLOS VARELA (03 a 07 Março)

“A Xavelha do Purgatório” de José Bernardino G. Corte
Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
(Grupo de Teatro Voo à Fantasia)
(60 m)

Sinopse:


Uma agente da polícia é baleada, tomba inconsciente e vê-se subitamente noutra dimensão.
Passageiros humanos chegam ao Mar Vermelho do Purgatório e dali querem embarcar na “Xavelha do Purgatório” que os levará às portas do Paraíso, onde será feito o seu julgamento final. São eles Ossama Bin Laden; um médico cirurgião; uma agente da polícia; uma mulher do povo; um bancário; o ministro José Sócrates; um dentista; alguns idosos e uma professora.
O inconformismo dos passageiros, que não querem ficar no “Mar Vermelho do Purgatório” e a audácia dos três anjos que comandam a Xavelha originam o debate em volta da questão: Quem merece embarcar?
No julgamento final, Simão Pedro procede à imaterialização recorrendo a uma avançada tecnologia que lhe permite rapidamente julgar os réus, evitando assim os atrasos e a burocracia. No entanto, as tecnologias também falharão e lá terá de recorrer à morosa e ultrapassada leitura de DVDs (registos que testemunham as práticas dos réus na Terra) para confirmar a justiça da sentença. Alternado com peripécias é feito o julgamento: os réus condenados refutam em vão e a entrada no Paraíso será aberta apenas a quem merece.No final a agente da polícia acorda atordoada e confusa com a sua “visão”.



Sem comentários: