quarta-feira, 19 de março de 2008

05MAR2008 10H00 “Histórias Impossíveis”


ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ
XVI FESTIVAL REGIONAL de TEATRO ESCOLAR – CARLOS VARELA

“Histórias Impossíveis” de Ron Butlin (adaptação)
Escola Secundária Francisco Franco
(50 m)

Sinopse:

Este trabalho, intitulado Histórias Impossíveis, articula episódios ficcionados da vida de três compositores – Joseph Haydn (séc.XVIII), Alma Mahler e Jean Sibelius (sécs. XIX – XX).

Histórias Impossíveis resulta de uma adaptação de três contos retirados da obra Vivaldi and The Number Three and other Impossible Stories, do escritor escocês Ron Butlin, em que grandes compositores do passado são capturados em momentos críticos da sua existência, com a precisão de uma fotografia. Estas histórias reflectem sobre a natureza da criatividade e da inspiração, iluminando o acto criador e o seu impacto no homem de génio, com humor, inteligência e empatia.

Em Histórias Impossíveis, as figuras históricas contracenam com personagens fantásticas, em situações e cenários de contornos surrealistas, que reinventam o registo biográfico. A peça é composta por três actos, dos quais aqui se apresenta um breve resumo:
Primeiro Acto - ‘Joseph Haydn aprende a dar bom uso ao seu demónio’: O compositor declina um convite para participar no programa de televisão Jerry Springer Show, rejeitando a fama fácil, para, em vez disso, aceitar a ajuda de um demónio na laboriosa tarefa de criação da sua vasta obra.

Segundo Acto - ‘Alma Mahler deixa o século XIX para trás’: A protagonista, esmagada pelo peso da fama do marido (o compositor austríaco Gustav Mahler), acaba por renunciar ao seu potencial criador.

Terceiro Acto - ‘Jean Sibelius é convidado a juntar-se ao circo’ explora os últimos momentos da vida do grande compositor finlandês. Jean Sibelius é conduzido por três palhaços através de uma floresta imaginária até ao rio mítico Tuonela, onde ouve a sua Oitava Sinfonia*, miraculosamente resgatada, intacta.

* Sibelius trabalhou durante cerca de 30 anos na Oitava Sinfonia, acabando por destruí-la no fogo. Este permanece um dos grandes mistérios da História da Música.

Foto Álbum 01
Foto Álbum 02

Sem comentários: