sábado, 4 de junho de 2011

Química do Amor - 8 de Junho de 2011


Os Clubes DancEn?gma e O Moniz-Carlos Varela, da Escola Secundária Jaime Moniz, decidiram associar-se às Comemorações do Ano Internacional da Química 2011 (AIQ 2011) e apresentar este musical, que celebra a Química e o Amor, numa simbiose de poesia, música, teatro e dança. 
AIQ 2011 é uma iniciativa da IUPAC, União Internacional de Química Pura e Aplicada, e da UNESCO, a "United Nations Educational, Scientific, and CulturalOrganization“.
Os objectivos do AIQ 2011 são: aumentar o reconhecimento público da química, na satisfação das necessidades do mundo; incentivar o interesse pela química entre os jovens e gerar entusiasmos para o futuro criativo da química.
Uma vez que 2011 coincide com o 100º aniversário do Prémio Nobel atribuído a Marie Curie, permitirá também divulgar as contribuições das mulheres para a ciência.


As três fases do amor romântico
A antropóloga Helen Fischer, estudiosa da bioquímica do amor, propôs a existência de três fases no amor, cada uma delas com as suas características emocionais e os seis compostos químicos próprios.
1ª fase – É a fase do desejo, que se inicia na adolescência, devido às hormonas sexuais, a testosterona nos homens e o estrogénio nas mulheres.
2ª fase – A fase da atracção, enamoramento ou paixão.  É quando se perde o apetite, não se dorme e não se consegue concentrar em nada  que não seja o objecto dessa paixão.  Os compostos químicos (neurotransmissores), que afectam o cérebro nesta fase são: a norepinefrina que excita e acelera o bater do coração, a seretonina que descontrola, e a dopamina que induz a sensação de felicidade.  Estes compostos são controlados por um outro, a feniletilamina, que também está presente no chocolate. É esta substância que controla a passagem da fase do desejo para a fase do amor.
3ª fase – É a fase da ligação, em que se passa à fase do amor sóbrio. Fornece os laços para que os parceiros permaneçam juntos.  As duas hormonas mais importantes nesta fase são: a oxitocina e a vasopressina A oxitocina é uma pequena proteína, por vezes denominada de hormona do “carinho” ou do “abraço”. A vasopressina, também uma proteína,  é actualmente conhecida como a  hormona da “fidelidade”. 

In A Química do amor, Paulo Ribeiro – Claro, Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, Jan-Mar 2006

Sem comentários: