quarta-feira, 7 de março de 2012

“Leandro, Rei da Helíria”

07 Março (21H00)
Companhia Contigo Teatro
Grupo Convidado

Autoria: Alice Vieira
(75 min)
No reino de Helíria, vive o rei Leandro com as suas três filhas: Amarílis, Hortênsia e Violeta, esta última a sua filha mais nova.
O rei é afligido por sonhos premonitórios durante a noite, onde vê a sua coroa, o seu manto e o seu cetro serem-lhe arrancados e ficando sozinho.
Por estes dias agitados, chegam ao reino de Helíria os pretendentes à mão das suas duas filhas mais velhas: o príncipe Felizardo quer casar com Amarílias, o príncipe Simplício com Hortênsia. No banquete oferecido pelo rei para comemorar os noivados das suas filhas, este decide dar o seu reino à filha que demonstrar ter maior amor por ele. As duas mais velhas fazem grandes discursos, fazendo promessas de amor eterno e fidelidade ao seu pai, enquanto a mais nova apenas diz que lhe quer como a comida quer ao sal.
Não entendendo as palavras da sua filha, o rei então decide expulsá-la e divide o seu reino pelas suas filhas mais velhas que, na primeira oportunidade, o mandam embora.
O rei e o seu bobo fiel percorrem, escorraçados, caminhos sinuosos, chegando a uma gruta, onde um pastor os convida a visitar o seu reino, que não é mais do que o reino de Violeta e Reginaldo, o pretendente à mão desta princesa que o rei também havia desprezado.
Chegando ao reino de Violeta, é oferecido ao rei Leandro um banquete de comida… sem sal. Depois de muitas peripécias e de um reencontro entre pai e filha, tudo acaba bem e o rei aprendeu uma lição bem valiosa: que o verdadeiro amor vale mais do que qualquer palavra de lisonja.

Sem comentários: