segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

«XMAS QD KISERES» de Jorge Lourada Figueira



Terça-feira, 1 de março de 2016 – 11H45
Teatro Experimental do Funchal (TEF)
«XMAS QD KISERES» de Jorge Lourada Figueira
“NICO – Porque é que a s’tora Natália se foi embora? NATÁLIA (Precipitada) – Achas que para mim foi fácil deixar os meus alunos, a meio do ano? O outro professor acabou a licença, eu fiquei sem vaga, sem nada, tinha de me desenrascar de alguma maneira. Ia viver do ar?”
FIGUEIRA, Jorge Louraço. (2004). Xmas qd Kiseres. Porto: Campo das Letras, p. 55.
“(…) Nico e Pilim são amigos, companheiros e residentes no Sítio do Bairro. Decidem nas vésperas de Natal assaltar a Escola que frequentaram até há pouco tempo e onde conheceram Natália, a professora de Inglês. Esta apenas consegue ser colocada em regime de substituição e na noite do assalto surpreende os seus ex-alunos na escola.
O confronto verbal que se estabelece entre os ex-alunos e a professora revela as fragilidades, as desilusões, as faltas de oportunidade, a sensação de impotência que Nico e Pilim sentem em relação à sociedade, e não só: também Natália partilha de forma aberta os seus problemas. A diferença entre eles reside na capacidade de sonhar, de validar projetos, de acreditar ainda na dignidade do ser humano. E é esta descoberta, esta partilha, que os vai unir (….)”. António Mercado

Sem comentários: