segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Na Liberdade de Ser Feliz

Queria cantar um hino à liberdade e convidar os concidadãos a cantá-lo comigo, a Liberdade sem medo, mas também a Liberdade sem excesso para não matar o sonho, a Liberdade que me faz feliz, mas também a Liberdade que faz felizes todos os outros porque respeita a pessoa humana em qualquer circunstância, a Liberdade realização do indivíduo, mas também a Liberdade atenta ao bem comum, a Liberdade que permite dizer sim a coisas maravilhosas, mas também a Liberdade que é capaz de dizer não quando destrói e compromete projetos de futuro.
Queria cantar um hino à Liberdade. Sinto, porém, que há muita gente que não sabe ser Livre, que se deixa apanhar por dependências muitas, que se arrasta já sem fazer opções, que nem é capaz de dizer como o poeta: “ só sei que não VOU por ali”.
O problema da droga e a sua solução não é de natureza policial, nem sequer de natureza médica, nem mesmo de natureza moral. O problema que a droga põe à sociedade é de natureza educativa. O mais importante é educar, é construir um homem todo através da assimilação sistemática e crítica de uma cultura, de um conjunto de valores, de um quadro de comportamento. Mas, nada disto é possível sem educação na Liberdade para a responsabilidade, sem a educação na justiça para a relação social, sem a educação para tolerância na solidariedade universal.
Educar, educar sempre, educar-se cada um a si próprio, educar-se para construir na sociedade um hoje e um amanhã de felicidade que todos possam alcançar.
A droga constitui um caminho errado na busca da felicidade; oferece um prazer imediato mas efémero, garante uma viagem agradável mas demasiado curta, promete a alegria de viver que logo se esgota.
“É preciso avisar toda a gente” (Repetir 5 vezes, aumentando o volume)
A prevenção primária é uma forma de avisar, um processo educativo que assegura o conhecimento completo deste universo difícil, mas que sobretudo aponta os valores que nunca podem ser esquecidos numa vida verdadeiramente humana. Ser pessoa, tornar-se pessoa, viver sempre como pessoa, é o desafio da educação. Simplesmente acontece que quem perde a Liberdade pelo consumo de drogas, perde a capacidade de ser pessoa. Educar e Educar para a Liberdade será então ajudar toda a gente a a realizar-se como pessoa, hoje amanhã e sempre. A Liberdade o estilo saudável de vida, os projectos de futuro, são polos fundamentais no processo educativo que envolve jovens e adultos, homens e mulheres, qualquer que seja a idade, a cultura, a religião, a opção politica ou condição social. É por isso que a droga que compromete estes valores, constitui um problema social do qual todos somos responsáveis. De mãos dadas chegaremos mais longe.

(Começamos há 5 anos, em 1987, um tempo novo o combate à droga, através de uma proposta de educação integral. Associaram-se muitas pessoas, criaram-se muitas estruturas, organizaram-se e realizaram-se muitas ações. O país está sensibilizado, as escolas e as unidades de saúde estão despertas, os resultados conhecidos são muito bons. Vale-nos a experiência de tantos que ao Projeto Vida deram o melhor na sua vida, o Dr. Armando Leandro, a Drª Ana Vicente, o Dr. Jacinto Meca, a Dr.ª Elsa Esteves, e muitos, muitos outros que é impossível enumerar.
Nesta semana Europeia de Prevenção da Toxicodependência quero aceitar o desafio que todos estes amigos me fazem ao confiar-me a tarefa de continuar o seu e nosso Projeto-Vida “Vida Inteligente, Droga Ausente”.)

 É uma tarefa de educação, de Educação na Liberdade e para Liberdade, porque só pessoas LIVRES podem encontrar a felicidade verdadeira.

Sem comentários: